Feeds:
Artigos
Comentários

Archive for Novembro, 2024

Domingo que amanhece com tempo mal-humorado é, quase que certamente, convite para permanecer em casa. Mas, no decorrer da manhã, após uma chuvica mixuruca, as nuvens foram arrastadas para outras bandas. Entretanto, metade do dia já tinha ido pro brejo e o ficar em casa prevaleceu e fechou com a Perca-do-Nilo de muqueca que a Nina preparou como almoço! O pirão de milho e o molho agindungado deixou-me com a certeza de haver comido em demasia. Praticar na guitarra foi a minha atividade, talvez induzido pelo estudioso pianista do andar abaixo; não evitei pensar que, se eu fosse assim aplicado e ao instrumento dedicado do jeito desse sujeito, eu seria, sem dúvida, um “Pro” na música! Depois, a noite surgiu de repente, o domingo finou-se, o pianista calou-se, o guitarrista enfadou-se…

Read Full Post »

Festinha

Gustavo, sobrinho-neto da parte da Nina, completou seis anos e nós lá estivemos na festinha de crianças mais divertida e barulhenta que eu tenho na lembrança! Criança deste século é outra coisa, nada a ver com os primórdios do século passado, onde a minha meninice se situa. Os toscos carrinhos e caminhões de madeira do meu tempo, não raramente construídos pelo pai, são vagas recordações de uma época pré-histórica que são totalmente inexplicáveis para os tecnológicos garotos de hoje. Dediquei atenção aos joguinhos eletrônicos que lembravam o “pin-ball”, mas sem sujeira, só bips e luzes das “armas” e alvos! Naquele tempo, haveria jogo de hóquei em campo com bola e sticks improvisados, que acabavam sendo usados como arma para resolver as disputas de arbitragem. Não vou, portanto, defender as vantagens da nossa brincadeira, porque ela, a brincadeira, não tinha muito ou nada de pacífica. Por duas vezes me quebraram a cabeça no calor da refrega. A garotada desta festa saiu estafada, mas incólume, feliz e contente. Sobrou tranquilidade para fazer algumas fotos do paraíso em torno, situado a alguns quilómetros da cidade de Coimbra…

Read Full Post »

Desinteresse

Caldo verde e uma taça de vinho tinto, enquanto assisto, ao vivo, o concerto da orquestra Gulbenkian diretamente do Grande Auditório na Fundação em Lisboa. Deveria estar lá em pessoa, mas faltou atenção, preparação, compra de ingressos, etc., o que demonstra toda a minha atual falta de interesse! Dua peças, sendo a primeira a Sinfonia nº 3 de Jean Sibellius e a segunda, bem longa, o Concerto para Piano e orquestra e coral masculino, de Ferruccio Busoni. Pianista, o excelente Kiril Gerstein que, penso, deve ter perdido 3 kilos na performance. Regência de Hannu Lintu. Voltando à falta de interesse e vontade de ficar em casa, semana passada eu cometi a falta imperdoável de perder a apresentação da Companhia de Dança Contemporânea de Angola aqui pertinho, no Seixal!…

Read Full Post »

…e o mundo findou-se para mais uma personalidade musical: Quincy Jones foi-se pra não mais voltar. Em que pese o enorme respeito e admiração que sempre nutri pelo seu trabalho, nem sempre estive em sintonia com suas ideias e críticas sobre músicas, outros músicos, criadores, arranjadores. Que a terra lhe seja leve, enfim…

                                                                     ***

Chocado com o enorme desastre natural que se abateu e continua castigando a costa de levante da Espanha, senti a provação da família real sendo fustigada sem dó nem piedade, recebendo nos ombros toda a culpa da destruição feita pelas incontroláveis forças da natura! Já até estou vendo o sorriso de empedernidos antimonarquistas que bem conheço, que tanto se regozijariam de vê-los entre os falecidos…

Read Full Post »

Nevoeiro matinal emoldura tudo o que aos meus olhos se oferece. Acordei bem cedo, com um pensamento àqueles que tanto sofrem as tragédias naturais e as guerras em curso. Tais tragédias sempre ocorreram, e não com menor custo em vidas e estragos, mas, no presente, temos a notícia instantânea, com imagens, com toda a crueza das realidades, no preciso momento em que acontecem. “Já pensou”… digo-me, “Se alguém houvesse filmado em detalhe o grande terramoto em 1 de novembro de  1755 e todos os seus letais efeitos que se lhe seguiram?”…

Read Full Post »