Dos inúmeros erros que cometi, o último sempre foi aquele que mais eu senti. Óbvio, porque os anteriores ficaram lá atrás, no passado. Os remediáveis foram remediados e pronto, esquecidos no tempo, recordados por vezes até com bom humor e, outras vezes, contado como piada de falha pessoal, sem consequências. Mas eu surpreendo-me, no ocaso da vida, com (a meu próprio julgamento), erros infantis que me devastam o ego, me deixam extremamente vexado, envergonhado comigo mesmo e perante os que me rodeiam. Na autoflagelação que se segue, emergem os mal remediados de antanho e a sensação de haver atingido a velhice caduca…
Archive for Janeiro, 2023
Errare (des) humanum est
Posted in Uncategorized on 22/01/2023| Leave a Comment »
Flying Tales
Posted in Uncategorized on 16/01/2023| 2 Comments »

Dia de ontem à tardinha, malas e malinhas semeadas por aí, calor senegalês para compensar as temperaturas polares experimentadas em dois meses de Flower Mound. Ar condicionado, Periquita comprado no nem tão “Free Tax” Shop do aeroporto do Galeão. Os queijos foram comprados aqui mesmo, num Pão de Açucar que nada mudou a não ser os preços elevadíssimos. Confesso sentir-me saudoso da confusão de uma casa com quatro jovens que discutiam entre si num inglês difícil de seguir, mesmo com todos os meus anos usando o idioma no âmbito profissional. Eles entendem razoavelmente bem a língua portuguesa mas, salvo o caso da Lídia – a minha netinha que completou 18, eles falam um português bastante pior que o meu inglês. Daqui passamos a seguir a saga dos nossos curitibanos que saíram da casinha da Mônica 24 horas antes de nós para uma escala com pernoite em Miami antes do voo da AA de lá para Guarulhos, que seria sensivelmente à mesma hora em que nós embarcamos num United de Houston para o Rio. Enquanto os nossos voos aconteceram em rigor horário, o deles atrasou bastante. O 777, bem mais novo e maior que o nosso velhinho 767 3, decolou, voou por cerca de uma hora e retornou para uma tentativa de pouso seguida de pouso de volta em MIA com escolta de bombeiros! O defeito ninguém sabe ao certo, mas a confusão foi séria: as nossas netinhas de 6 e 8 foram, com todas as outras crianças, acomodadas no chão com colchõezinhos fornecidos pela AA. Os adultos por lá se viraram em 24 indescritíveis horas de absurda incerteza. Finalmente, na noite de ontem o mesmíssimo 777 com a mesmíssima tripulação, decolou e voou sem mais falhas até chegar a Guarulhos na madrugada de hoje, não sem antes abortar a aproximação e fazer já na final uma arremetida para chacoalhar um pouco mais todos aqueles sortudos. 01:30 da matina, os massacrados curitibanos foram alojados num hotel ali próximo aguardando para hora ainda pouco certa, uma conexão para Curitiba. Fara finalizar: Há alguns minutos, mais precisamente às 19:20 locais, eles ligaram a meio da alegria da chegada ao lar-doce-lar. A Isadora confessou não querer saber de aviões e viagens por tempo indeterminado…
Fim de Festa
Posted in Uncategorized on 13/01/2023| Leave a Comment »

Os curitibanos partiram, com despedidas plenas de promessas de mais encontros; amanhã viajaremos por nosso turno; A casinha da Mônica ficou de repente e por alguns momentos com ecos de vazia. Não por muito tempo porque, logo, logo, voltam os quatro que estão nas escolas para repor a movimentação típica. Enquanto escrevo estas linhas, olho distraidamente o quintal com suas cercas típicas encimadas pelos telhados pretos das casas vizinhas; árvores completamente despidas, folhas atapetando de novo o chão, gramados dourados, queimados que estão pelas geadas das madrugadas, plantas invernadas à espera de melhores dias. Divirto-me com o casal de esquilinhos que correm sobre a cerca, depois descem para procurar nozes e desaparecem rapidamente, que por aqui aparecem gaviões…
Foi bom…
Posted in Uncategorized on 11/01/2023| 1 Comment »
As semanas se passaram e chegou a hora de começar a fazer as malas; foi um período mui especial que será por toda a família recordado. Enquanto os jovens daqui de casa terão de volta seus domínios que no período tanto teremos perturbado, nós retornaremos ao nosso normal de solidão a dois, amparando-nos mutuamente em nossos queixumes pelos padeceres físicos. Dolorosos e custosos padeceres. Todos nós queremos ser longevos, mas não há como envelhecer sem encontrar o que sofrer…
Foto de Família
Posted in Uncategorized on 08/01/2023| 2 Comments »

Finalmente conseguimos reunir aqui, neste mesmo parque natural em Coppell, Texas, nossas duas filhas, genros e netos, repetindo o mesmo evento realizado em 24 de Dezembro de 2015. O grupo aumentou, entretanto, com o nascimento da Clarice, que este ano completará sete anos. Natal e passagem de ano num feliz momento, porque família espalhada é difícil ser congregada! Difícil, mas não impossível…
Aos hamburgers
Posted in Uncategorized on 03/01/2023| Leave a Comment »

Céu azul, Lua brilhosa, briosa, lá no alto! Temperatura amena, depois de tantos dias de friagem. Levantou-se algum vento no decorrer do dia, mas amainou e logo era só calmaria e nem uma folha caía das árvores quase peladas. Por algum tempo, minha diversão foi apreciar e tentar identificar a torrente de aviões que hoje estão passando à vertical aqui de casa na sua aproximação a uma das sete pistas de pouso do grande aeroporto de Dallas/Fort Worth. O passatempo devolveu-me de algumas horas de baixa estima por algum não-sei-o-quê que me assolou e até me assustou. Mas já passou e vai ter hamburgers assados na churrasqueira junto da piscina. A vida, afinal, continua boa…
Virada
Posted in Uncategorized on 01/01/2023| Leave a Comment »
Cá estamos, recém-entrados em 2023. A passagem de ano foi por demais divertida, com parte dos meninos presentes, dos dezasseis aos cinquenta e tantos, pulando na piscina de gélida água! Eu, do alto dos meus setenta e oito quase setenta e nove, fiquei quietinho dentro de casa, observando-os e saboreando os kitutes da noite. Seguiu-se um barulhento caraoquê de desafinação e gargalhada, até à hora da virada! Agora já é tarde da tarde do domingo inaugural e acabo de pagar online a primeira conta do ano…