Feeds:
Artigos
Comentários

Archive for Março, 2022

Suor e sal

O calor não dá trégua, o suor escorre e empapa o vestuário escuro. Quando seca, a camiseta revela claramente os caminhos do salitre que perdi. Gosto de usar camisetas escuras com motivos musicais, não sei se para me motivar, se para contrariar a +que tudo, que detesta que eu use roupa preta. Ou não será para a contrariar, mas sim porque eu realmente gosto de camisetas pretas ou azul-escuro.

Agora, escuto Adele ainda gordinha e divertida. Ela canta e me encanta, enquanto vou redigindo estas linhas, esticadas pelas oitavas perfeitas da voz perfeita. Porém, o tema que me propeliu a escrever terá ficado lá atrás, perdido no meio do caminho e das estrofes da canção, já que dele não ficou o mínimo vestígio. “All I can do is sit and cry”, diz ela. Acho que estou a ponto de fazer o mesmo, porque não encontro caminho para este escrito ir parar a algum lugar que não seja o vazio. Abandono-o, pois, até amanhã…

Read Full Post »

Desânimo

Março aproxima-se do fim, sem que nossa meta esteja sequer à vista. Em abono da verdade, nenhum caminho ou trilha se solidificou em direção à tal meta. Resulta então concluir ser essa nossa meta, um mito a abandonar. Talvez, penso, quando se esgotar a nossa esperança. Mas, Esperança é ligada ao amanhã. E “amanhã”, sabemos, é promessa para ninguém. É mesmo complicado e começo a sentir-me cansado e, concedo, resvalando para o desinteresse. Tento alegrar-me com a ópera bufa servida pela vida real, com hilárias estórias de damas e mendigos; mas a diversão é logo enterrada pela pavorosa avalanche da ópera dramática servida pela mesma vida real, com relatos de crimes hediondos nos campos de batalha das cruentas guerras, nas ruas da crescente violência urbana, populadas por não menos cruentas e sanguinárias bestas humanas…

Read Full Post »

Este nosso planeta está realmente ficando um lugar cada vez mais perigoso, deitando gente louca pelos sangradouros. Passei dúzias de vezes o vídeo do mergulho do 737-8 lá na China e, fico até sem respiração, porque a minha sensação pessoal é de que o avião foi comandado para o desastre. Ou seja, suicídio. Fico até gelado só de pensar em tal coisa. Se o alemão da German Wings cometeu tal loucura homicida-suicida, porque um oriental não poderia fazê-lo?…

Read Full Post »

Acordar numa manhã chuvosa com notícias dramáticas de Petrópolis mais uma vez vergastada pelas águas montanha abaixo, guerras putinianas assassinando populações, Boeing de novo em aflições e suspeições com o 737 800 na China filmado em mergulho fatal feito um kamikase. É muita desgraça junta, convenhamos!

Mas, de repente, uma rajada de boa ventura pela lembrança de que é hoje, 21 de Março, que a família comemora o glorioso 102º – centésimossegundo – aniversário da nossa queridíssima tia Maria Rosa, “Miquinhas” pros íntimos! Ela é a mais velha de uma prole de oito, sendo sete mulheres, entre as quais a minha mãe! Tia Miquinhas e Glorinha, a penúltima delas com 84 anos, são as remanescentes daquela geração!

Gostaria de estar junto, lá pelos vinhedos de Vila Nova de Foz Coa, para tomar uma ou mais taças de bom espumante e cantar alegremente “Parabéns pra você”…

Read Full Post »

Aniversário

Às 09h48min do dia 10 de março do ano de 1944, conforme atestado nos documentos da época, nasci de cesariana numa maternidade da cidade do Porto, Portugal. Completarei, pois, dentro de algumas horas, a bonita idade de setenta e oito anos. Digo “bonita”, posto que continuo vivo, ainda que chamado de idoso, velho, veterano, coroa, secúlo…

Read Full Post »

Repreendido

Confesso-me extremamente abalado com o perigosíssimo desenrolar da ofensiva russa e com a petulância do ditador Putin, o qual enxergo como um frio genocida do quilate de Hitler ou Stalin. Facilmente terá apoio de outras bestas contra um mundo ocidental de lideranças completamente idiotizadas e sem forças armadas para lhes fazer frente.

Logo de manhã fui repreendido, por esquecer a data de hoje. Na verdade eu não esqueci, porque são muitas as mulheres – filhas e netas, lembrando-me a todo o momento que meu mundo é feminino. Mas não senti vontade de comemorar, mesmo que por algumas linhas aqui, no bloguinho e no FB.

Aqui deixo então a minha solidariedade e consternação por todas aquelas mulheres neste terrível momento sendo abusadas, violentadas e mortas pelas hordas fascistas russas.

Repetindo-me, a propósito: TODOS os dias são dias da mulher…

Read Full Post »