Feeds:
Artigos
Comentários

Archive for Abril, 2020

 

…ninhos de traição e cavalos de troia sempre os houve, coração.

Por via deles, torrentes de sangue correram, correm e correrão.

No mundo político, interesses nacionais só em discurso eleitoral,

porque na verdade política, interesses partidários são o principal

Não exijas que político reconheça que é de ti que o poder emana;

Ele rirá da tua cara e, de arma e cassetete, te alienará por insana

Não existe político bom – quando muito, bom político encontrarás:

Ele te convencerá que é o maior, que feliz te fará; nele tu votarás!

Se eleito for, teu político poderoso se tornará e seu inútil poder pagarás,

porque, acredita-me, só nos impostos alguma mudança notarás…

Read Full Post »

Com o desenfreado e traiçoeiro oportunismo galopando por aí em volta do enorme fosso que engole a sociedade, neste belo domingo de sol eu digo, bem disposto: “Quanto mais conheço o político, mais eu gosto do camelo!”. “Mas”, pondero, “porque é que eu gosto do camelo, se nem lembro de ter chegado perto de um?!” Bem, também não lembro a última vez que estive perto de um político, mas acho que a resposta está no pé do bicho. Ou no que o pé do bicho me sugere. Esqueço, pois, o político, com um sorriso sacana, enquanto me volto para os íntimos detalhes das minhas guitarras…

Read Full Post »

Triste data

Agora já o Sol está alto neste dia de trágica lembrança, que não esqueço nem perdoo.

********

Por outro lado, ou melhor, deste lado, é forte e nauseabunda, a inundação de merda provocada pelo transbordo das fossas políticas. Gigantesco e riquíssimo Brasil, sempre tão empobrecido e manietado pela maldição política! Amaldiçoados sejam todos os políticos do universo, sejam eles de que vertente sejam.

Read Full Post »

Ser Feliz…

“O que será ser feliz?”; ecoou a minha companheirinha esta manhã, após tal questionamento lhe surgir em alguma matéria que ela estava lendo na internet. Dispus-me imediatamente a responder: “Ser feliz é…”  Queria ter concluído com um “É ser feliz, oras!” Mas o silêncio que se seguiu não foi até este momento quebrado com a volta ao tema. Eu não consigo responder e essa é a crua realidade. Felicidade é mesmo de difícil definição porque é um sentimento relativo ao nível de ambição e expectativa de realização material ou status social, ou mesmo de vida amorosa. Raramente as pessoas se consideram totalmente felizes apenas por continuarem vivas e certamente não se incomodariam em ser, supostamente, muito mais felizes, se tivessem um pequena fortuna…

Se era um teste, eu concedo duvidar que ela, ao termo de 57 anos de vida em comum, entre namoro e casamento, se sinta de fato o que se possa chamar de “Feliz” assim mesmo com “F” maiúsculo com este fulano com quem convive agora ininterruptamente, encarcerada num pequeno apartamento por conta da pandemia e que ao longo da vida trabalhou como um louco, mas sempre tomou decisões e rumos contrários à sua vontade.

Read Full Post »

Microseres

Soldown6

Assisto fascinado à descida do Rei Sol, agora livre do prédio que me impedia apreciá-lo e fotografá-lo em toda a sua plenitude desde a janela do meu quarto. Enquanto o faço, reverencio a bela e poderosíssima Natureza, da qual sou parte integrante na minha, a qualquer momento aniquilável, fragilíssima pequenez.

Pequenez de alma grande, todavia! Alma grande, permeável à emoção da música fluindo do excelente trompetista no apartamento ao lado a meio da tarde. Melodias que ecoaram nas fachadas dos prédios e nos corações dos que preservam a sensibilidade. Preciso agradecer pessoalmente, logo que possível.

 

 

Read Full Post »

Pesadelos

Cataclismos de efeito planetário do tipo do que estamos envolvidos, deveriam unir os terráqueos, já que o sujeito do cataclismo parece ser o inimigo comum. Mas, como vemos e muito mais veremos e amargaremos, o mais impactante vetor desse enorme desastre, é o econômico. E nos trilhos profundamente abalados das economias está lá, de fileiras cerradas, a política com todo o seu oportunismo ideológico adicionando combustível ao pavoroso incêndio. A divisão é brutal, o ódio e sectarismo crescem, a julgar pelo que podemos ler nas páginas anti sociais; o cavaleiro da guerra agita-se, empina seu ginete com impaciência…

Aterrorizantes, essas minhas lucubrações noturnas

 

Read Full Post »

Neste dia…

Manhadesol

O Sol brilhou em mais um amanhecer;

Entre brancas nuvens, algum azul celestial!

Digo-me, num sussurro, que é bom viver,

que o mundo é mesmo lindo de se ver!

E, profundamente, inspiro o leve ar matinal…

 

Flano por sobre as quintilhas da poesia,

pra não surtar sobre as veredas da tristeza.

Solto-me, para extasiar-me na pura fantasia

do meu faz-de-conta tão pleno de magia,

que a amargura vira doçura e gentileza…

 

 

 

Read Full Post »

Divagando

Como seria a vida que eu pedi a Deus? Ou melhor: será que algum dia pedi a Deus a vida que eu achava que queria ter? Na verdade, devo colocar as coisas de forma diferente: Será que algum dia eu defini exatamente numa especificação escrita, a boa vida a que me achava no direito de ter e deveria oficialmente solicitar a Deus? Acho que, depois de filtrar o assunto, concluí nunca haver pedido coisa nenhuma a Deus e acabei recebendo de ânimo mais ou menos resignado o que Deus, por moto próprio, não por requerimento, me deu e o que terá recusado conceder-me. Assim fui vivendo até atingir o ano de graça de doismilevinte com a idade de setenta e seis, só por si cheio de mazelas próprias de tal idade, agora perigosamente acrescidas da maleita coroada que faz deste ano de graça uma desgraça, afinal. Pedir a Deus para sobreviver à maleita? Isso não adiantaria nada, porque, porque…Bem, não dizem que esse tipo de coisa está já escrito não sei onde?…

Read Full Post »

“J’avais dessiné / Sur le sable / Son doux visage / Qui me souriait”…

A Voz límpida, sonora, romântica, fluía dos sulcos do disquinho de 45 rpm através da agulha sem pedigree, até se abrir aos meus ouvidos e sentidos pela boca do alto falante instalado na tampa do meu toca discos baratucho. Com tal equipamento, dir-se-ia não poder ser a voz tão límpida e sonora como desejaria; no entanto, se bem recordo, nada perdia do seu romantismo que tanto a alma me massageava.

…” Et j’ai crié, crié, / Aline! / Pour qu’elle revienne / Et j’ai pleuré, pleuré / Oh! J’avais trop de peine”…

Corria o ano de 1965, experimentava as duras realidades da caserna e a saudade do meu lindo amor. O compacto girou, girou, até que os riscos e ruídos passaram a arranhar meu frágil e sensível coração…

Christophe faz parte de indeléveis memórias de um período de vida extremamente rico, onde não faltaram riscos e momentos muuuuiiito loucos…

Read Full Post »

Ter medo

Neste dia, mesmo que com diminuída alegria,

prometo controlar meu tão antipático simpático;

Achar uma força positiva para baixar a tensão,

porque o stress é uma prensa hidráulica de opressão.

Hoje eu digo que vou me recuperar, reabilitar, me achar,

porque perdido eu estou no meio do niilismo medroso.

Ah, sim, porque eu também tenho medo, muito medo,

porque afinal, sou humano e tenho um cú…

 

 

Read Full Post »

Older Posts »