Feeds:
Artigos
Comentários

Archive for Setembro, 2019

Parabolica

Se o tema de alguma conversa for vinhas, o que emerge na mente é a inesquecível infância e as férias plenas de recordações, diversão e nem tão poucos medos, nas vinhas do severo avô Oliveira, debruçadas sobre os sucalcos esculpidos a braço nas acidentadas cercanias de afluentes e subafluentes do rio Douro! Setenta anos depois, aqui, nesta pequena vinha em topografia muito menos acidentada ao sul do Tejo, as videiras continuam a exigir os mesmos procedimentos, tratamentos e preocupações daquela época. O não usual, é que o mesmo homem que poda, enxofra, sulfata e acaricia todas essas fiadas de plantas viníferas, também projeta, constroi, e ergue sozinho, a ferro, fogo, imensa paciência e paixão, essas estranhas estruturas com que escuta longínquos sinais do espaço, ou bem mais terrenos sinais de voz e morse entre estações de rádio, usando a superfície lunar como reflector. O viticultor cientista, de admirável e aparentemente enesgotável conhecer eletrônico, que tudo produz com suas próprias mãos e nada compra feito salvo componentes de eletrônica, é também um artista na fabricação metalo-mecânica. Confesso-me orgulhoso por ser esse fulano tão especial, meu cunhado…

 

Read Full Post »

Chove

Chove

A chuva, finalmente! Havia muito que a não via e dela saudade sentia, sabia? E esse barulhinho da chuva apazigua alguns fantasmas que, aqui ou ali, me saem ao caminho, me atormentam e alimentam uma indesejável sensação de stress. Não mais suporto pressões, porque foram sobre mim, ao longo da vida, permanentes e esmagadoras, as pressões. Por pressões tomo também os empurrões, puxões, agressões…

De viver sob stress

ninguém carece

ninguém merece

Ou até merecerão

aqueles sem coração

sem alma, sem perdão…

Read Full Post »

A vindima

Agustina

O texto da Agustina colide com a guitarra, os dois colidem com ânsia de viajar, que no entanto colide de volta com a vontade de ficar em casa com a guitarra e a Agustina. Por dois dias, ajudei na fisicamente esforçada tarefa da vindima na vinha da minha irmã – asseguro ter sido uma violência para quem submeteu a coluna vertebral, por quase três décadas, às agressões pelas atividades a bordo de plataformas de perfuração de poços de petróleo no mar. No terceiro dia da colheita eu já tinha arrumado maneira de lá não aparecer…

Read Full Post »

Imaginar…

IMG_7074

Penso que por tanto praticar, conservo inalterada a capacidade de imaginar. No que os anos fluem, vejo a minha pele engelhar-se, sinto dos meus ossos os queixumes, músculos que se vão relaxando ou atrofiando; Mas meu mundo interior ainda é, como sempre foi, dominado pelos mais dinâmicos, irrealizáveis e absurdos pensamentos. E eles, os meus pensamentos, mantêm-se livres como nunca!…

 

Ante mim tenho montanhas

escarpadas e tamanhas

que não poderia escalar

Mas escalo-as no pensamento

e, mais ligeiro que o vento,

no seu topo logro pousar…

 

Lá de cima enxergo o mundo!

Vejo rios e vales lá ao fundo

até muito além do imaginário!

Se tão poderoso é o meu pensar,

O que me impede de voar, pairar,

sobre esse mundo extraordinário?…

Read Full Post »

Jessi

Jessi

Os “Myth Busters” sempre cativaram minha atenção e respeito pela proposta ousada e interessantíssima de engenharia para comprovar teorias e mitos alimentados pelo cinema, livros, ou mesmo por lendas populares. Muitas das suas experiências continham grande potencial de risco e eu admirava o trabalho de identificação desses riscos e sua análise operacional antes que as experiências fossem postas em prática. Depois, tinha a fase de construção, em que verdadeiros artistas em trabalho no metal, habilíssimos com ferramentas manuais, nos surpreendiam com suas criações. Um desses metalworkers era Jessi Combs. Mulher lindíssima, era admirável na fabricação metálica, na mecânica, na ousadia como piloto profissional de várias modalidades de corridas de carros. Detentora de dois records femininos de velocidade em terra, com a última marca beirando as 500 milhas/h (cerca de 800Kms/h) em veículo de propulsão a jato. Tentanto superar o próprio record na semana passada, Jessi encontrou, num deserto de Oregon, seu glorioso vanishing point para outra dimensão…   RIP, Jessi!

 

(foto na net )

Read Full Post »