Feeds:
Artigos
Comentários

Archive for Dezembro, 2015

commission-argent-pot-de-vin[1]

…bribery, kick Back, Bestikke, Bestechen, comissão… são exemplos em vários idiomas, de palavras que definem o mesmo: Corrupção. Porque corrupção é universal e endêmica, não importa em que coordenadas geograficas estejamos localizados.

Corria o ano de milnovecentosesetenta em morenas praias africanas e eu garantia o leite da minha recem-nascida com o meu trabalho na industria naval, particularmente na atividade de reparação naval. Este preâmbulo é a repetição de outros escritos meus, mas o mote é, desta vez, a comissãozinha tão real e tão camuflada por baixo do pano.

Completada a docagem e extensa lista de trabalhos num “Shuttle Tanker” dinamarquês, realizamos a reunião final com o representante do armador para a costumaz discussão tecnico-comercial e aceitação integral dos serviços realizados, condição para que os valores da fatura sejam pagos. É no decorrer dessas reuniões que, de ordinário e independentemente da bandeira e nacionalidade, podem surgir de forma mais ou menos clara, sugestões de uma comissãozinha para adoçar as amarguras da vida, em troca de retorno com mais trabalho.

Desta vez, porém, não haveria que nos preocuparmos com esse detalhe porque o “Owner Rep”, Marine Supervisor, era um dos dois sócios da empresa armadora. Acertados todos os pontos dos serviços prestados, o cliente, co-proprietário da embarcação, surpreendeu-nos com a definição da percentagem que pretendia receber de comissão sobre o total da conta!

O problema do Brasil é que, aparentemente, ninguém quer receber apenas um “Pot-de-Vin”, exigindo logo a vinicola inteira…

Read Full Post »

Tortura

Era para ser apenas um post no Face Book mas, no caminho inverso do que é habitual, acabou em mukanda…

A sessão de tortura finalmente terminou. Mas a unha do dedão, extremamente traumatizada, fez da minha caminhada de volta para casa uma tortura ainda pior que a sofrida na cadeira da profissional. Unha encravada acaba encravada no corpo todo, não só no dedão do pé.

Mesmo assim, fui ao encontro da Nina para o primeiro dos rituais de compras de Natal – coisa para mim absolutamente insuportável.
Ainda arrumei coragem para entrar numa loja enorme da Casa & Video, de onde saí de mãos vazias e certezas cheias de que aquele lugar está abarrotado de tudo o que não preciso. Aliás, o Centro Comercial inteiro é incapaz de despertar-me algum tipo de desejo de consumo, com exceção da vontade de adquirir uma TV dessas de 4 kilos de não-sei-o-quê de resolução que pudesse servir-me também como monitor para as minhas fotos. Como ainda ninguém me garantiu que o tal equipamento pode mesmo dar-me o que pretendo, vou considerando que também não preciso disso, nem mesmo como presente de Natal.

Read Full Post »

Que nem tudo o que reluz é ouro

Que nem todo o cornudo é touro

e que o hábito faz, sim, o monge.

Também, que as aparências iludem,

além de que  iludências aparudem

quando depressa se tenta ir ao longe…

 

Também aprendi…

 

Que hora a hora Deus não melhora

a espécie humana que só piora

e que não há males que vêm por bem

Que palavras são pelo vento rasgadas,

Que moinhos moem com aguas passadas

E que a razão sempre é de quem o poder tem

Read Full Post »