Feeds:
Artigos
Comentários

Archive for Julho, 2013

Acomodando-me uma vez mais sobre a poltrona acolchoada com a maciez dos meus descreres, observo a massiva manifestação de fé, ao vivo e com todas as maravilhosas e contrastantes cores do Rio de Janeiro durante a missa do Papa na praia de Copacabana. Tal como em imagens que me foram em outras ocasiões oferecidas na TV nas quais multidões compactas de peregrinos aglomeravam-se em Meca, em Fátima ou mesmo no Vaticano, surpreendo-me engasgado por infinita e incontornavel emoção! É real, legítima e inquebrantável a fé que move essas multidões!

Recuso-me e sacudo-me para livrar-me de qualquer rótulo. Nem ateu nem agnóstico nem crente. Sou exatamente o que sou e assim morrerei: Ensinado a temer nunca soube o quê por via de tradições centenárias familiares e dos longos períodos de doutrinação e catecismo, teria de trocar de alma para lograr apagar todos os resquícios desse aprendizado. Nunca me senti de fato interessado em encetar uma espécie de revolução interna que incluísse uma autolavagem cerebral no sentido de eliminar o que em mim existe ancorado e em repouso.

Um dia após o outro ao longo das minhas sete décadas, a leitura, a meditação e questionamento, fizeram de mim um crítico de todas as religiões, sem exceção, que acuso de propensas ao radicalismo, especialmente quando aliadas a forças de estado, responsáveis pelos mais vergonhosos banhos de sangue da história da humanidade. Reconheço também que é exatamente nos países com os menos religiosos cidadãos do mundo, onde o nível de vida e assistência propiciados em troca do trabalho, desde o nascimento até à velhice, é mais elevado e justo.

Mesmo assim, concluindo, posto que sou dotado de uma alma gentil, sensível e com algum recheio filosófico, o nó na garganta sofoca-me e os meus olhos vertem na presença da comovente fé de quem crê…

Read Full Post »

Rótulos

Meu peito está engalanado de fios ligados a eletrodos e a um bric-à-brac que me pende da cintura, onde se espera, leiam e interpretem as pequenas e grandes misérias do meu funcionamento cardíaco. Mas parece não ser só cardiopatia, labirintopatia, apatia, telepatia e outras antipatias que me afligem. Agora, dizem, eu sou um feliz portador de novo rótulo: Pré-diabético! Então que seja, porque qualquer rótulo não chega nem perto do definitivo: “Defunto”.

Read Full Post »

Sonho…

Dreams

…mas meu sonho é espúrio, medonho sem chegar a pesadêlo, irreal como os sonhos não devem ser, apavorantemente doce, de tão amargoso. É o fel que flui d’onde não deveria…ou será que deveria? É o fel nas linhas mal redigidas das notícias da UOL! Na cretinisse mal intencionada dos senhores das malditas coisas políticas. Ah! A mulher que escala montanhas…ela disse que é “Pilôta” de helicóptero e que espera escalar cada uma das montanhas nos sete (7) continentes…não sei se deste planeta ou de outro também! Ah, sim! Há barulho, muito barulho, bárbaro, esquisofrênico-iconoclasta-ectoplasmico-anacoluto, diria o Capitão Haddock. Um porraloucático xispêtêó madrugadóide de agressão hiperssonora em picos descomunais de escabrosos decibéis muito acima da escala estabelecida. Como nada é tão ruim que não piore, logo aos sons da selva se juntaram instrumentos outros que berravam “tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá…”. Concerto para funk e metralhadora! O caos é aqui, senhores, no pesadêlo do meu acordar! A minha mais-que-tudo ligou nosso jurássico condicionador de janela, cuja vibração e ruido contínuo salvou o resto da noite. “Bendita seja”, pensei já nas núvens. “Ela ligou o botão do foda-se”!…

Alta madrugada, Niteroi, Rio(de quê?!)Janeiro, Brasil

Read Full Post »

Sabes?…

Grumpy

…que sabes tu ou sei eu, ignorantes que somos e seremos?
bem aventurados seremos, ao menos, na nossa ignorância?
Sei bem que a vida por nós passou e tempo curto teremos
para de ignorantes chegarmos a sabichões de circunstância…

(De mais uma altercação com meu outro eu)
Foto:da net

Read Full Post »

Coração

Old portrait

É resistente, meu coração que dizem doente! Posto à prova, ele resiste e persiste, ainda que em batidas meio descompassadas e passadas desengonçadas. Eu fiz as fotos da minha filhota que tomou a decisão de unir-se de papel passado e tudo. O casal está lindo nessa composição “vintage”! Que sejam imensamente felizes…

Read Full Post »

Virtuose

Trabalhar com tocatas e fugas de Bach nos ouvidos poderá passar a ideia de não ser exatamente a melhor forma de alegrar-me o espírito numa manhã pós noite mal dormida. No entanto, cada um dos meus impulsos cerebrais parece transmitir maior presteza aos dedos da mão esquerda sobre os botões e da direita no traço do desenho através dos movimentos do mouse, como o faria um organista acionando harmonicamente teclados e chaves. Por alguns momentos, sinto-me um virtuoso…

Read Full Post »

Oi!

Meigo, singelo e amigo, “Oi” foi abusivamente vertido e convertido em marca. Ah! E como eu detesto essa marca que toma o meu “Oi” e o meu dinheiro pelos precários e instáveis serviços de internet 3D e fixa que compro !…

Read Full Post »