Feeds:
Artigos
Comentários

Archive for Setembro, 2012

É ensurdecedor, o silêncio em torno daquele castelo de muitos séculos! Junto dele, à entrada de uma casinha rústica e imaculadamente branca, como rústicas e imaculadamente brancas são as casinhas da região, medita o poeta-filósofo-pintor-ceramista, em sua espera por visitantes do castelo que se disponham a atravessar a pequena porta que separa o infernal calor da tarde alentejana do fresco oásis interno propiciado pelas grossíssimas e idosas paredes de pequeninas janelas de sua casa. Com voz suave e como se levitando, conduz-nos através de suas obras expostas enquanto nos fala no seu falar de poeta sobre o que nos cerca em telas, trabalhos em cerâmica e demais criações, porque “Criar é matar a morte“, como dizia Romain Rolland. Dedicou à Nina um exemplar do seu “Silêncio Ensurdecedor”, por ele definido como uma “ponte entre as margens da utopia e da realidade” e nos conduziu com sorriso cândido, de volta ao pavoroso calor da tarde alentejana…

 

“Diáspora

Refém das palavras, prisioneiro das emoções, devir, desejo evanescente,

reminiscências que emergem do sofrimento, essa ditadura do vazio

As trepadeiras da alma que me abraçam o coração,

que se apoderam do poema, o apego implacável

As palavras que fecundem ilusões e que dilatam sonhos

É a diáspora dos sentidos, magnetismo, a minha armadilha…

…A Poesia!”

 

Luis Pedras

 

 

Read Full Post »

Admito que sou suspeito, por odiar políticos de todas as tendências, em todas as coordenadas. Dou, não obstante, voltas ao miolo para tentar encontrar uma explicação de como, esse tal de Pedro Passada de Coelho, se fez trapear na ratoeira já armada e engatilhada ao longo de festivos desgovernos vários, que propiciaram prodigiosas e enganosas chuvaradas de euros, créditos e papagaios por sobre as cabeças de um povinho que acreditou mesmo que toda essa dinheirama fácil era de fato sua, ainda que  sem haver calejado suas mãos para que isso fosse verossímil! Acho ridículo que o tal de Passos de Kandimba tanto tenha feito para convencer os eleitores a darem para as suas mãos a lâmina com que acaba de cometer harakiri político. Porque será que ele não deixou o punhal  pros outros? Gostaria de poder ver sua real variação patrimonial – Estaria talvez aí a razão da causa do  motivo?

Read Full Post »

Grey

Confesso não ter-me empolgado com a escolha do título “Cinquenta tons de cinza” para a edição brasileira do livro de E L James “Fifty shades of Grey”. Apesar de muito mais propenso a acreditar na edição portuguesa “Cinquenta sombras de Grey”, decidi-me por comprar, ainda no Brasil, a versão original. Além do mais, paguei apenas R$29,00, contra os 39,90 que teria de dar pela versão (provavelmente) mal traduzida.

Update pós leitura: Eu não daria nenhum dos títulos adotados para as duas edições em língua portuguesa.

Read Full Post »

Luto

Férias que se iniciaram com tão inesperado passamento e funeral de pessoa muito chegada e com expectativa de viver alguns anos mais, acabaram sofrendo disturbio suficiente para alterar muita coisa que estava programada. Em outras palavras, as tão desejadas férias foram abaladas e tiveram, como é natural, seu colorido signitivamente esmaecido pelo luto

Read Full Post »